5 sinais de que a preparação para o intercâmbio é para você

11 Aug 2018

 

Se você ainda acredita que para morar em outro país — seja para trabalhar ou estudar — basta saber qual será o clima e o fuso horário, uma boa preparação para o intercâmbio pode ajudá-lo a cair na real!

 

Afinal, existem inúmeros desafios e, para superá-los, é necessário estar bem preparado. Porém, você pode se questionar: será que preciso mesmo disso?

Para responder essa pergunta, selecionamos 5 sinais mais comuns da necessidade de realizar um treinamento intercultural antes do intercâmbio. Vamos lá?

 

1° sinal: ansiedade por conta da viagem

 

Será que é normal sentir um frio na barriga antes da viagem? De forma geral, sim. No entanto, em excesso, a ansiedade pode atrapalhar bastante o processo e se transformar até em doença.

 

Em casos mais graves, a condição é inclusive um dos sintomas da depressão, problema que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é muito necessário cuidar da saúde mental.

 

Assim, a sua preparação para o intercâmbio também deve incluir um treinamento psicológico. Dessa forma, com a orientação de um especialista no assunto, você conseguirá entender as próprias emoções e aprender a lidar com elas de forma saudável.

 

2° sinal: expectativa exagerada

 

Criar expectativas exageradas também é um outro sinal de que você precisa de uma preparação para o intercâmbio. Afinal, é o intercambista que terá de se adaptar em outro país e não o contrário.

 

Então, se você acredita que será o centro das atenções, terá tudo ao seu dispor e as pessoas estarão disponíveis para atendê-lo e serem seus amigos logo de cara, prepare-se para as coisas não saírem exatamente como planejou.

 

No treinamento, será possível descobrir formas de se integrar ao ambiente e ter uma postura mais madura diante dos desafios e dos relacionamentos com pessoas que têm costumes bem diferentes dos seus.

 

3° sinal: pensamentos negativos

 

Assim como ter muita expectativa é prejudicial, pensar que nada dará certo no intercâmbio também não faz bem. Quem não acredita ou espera um retorno, de fato acaba não investindo energia em aproveitar a experiência plenamente.

 

Por exemplo, você sabe que essa será uma excelente oportunidade para estudar um novo idioma, mas fica remoendo dentro da sua própria cabeça o medo de perder as amizades já cultivadas e até dúvidas se o namoro sobrevive ao intercâmbio.

 

Com um treinamento intercultural será possível aprender a controlar esses pensamentos negativos que podem te limitar durante a viagem.

 

4° sinal: medo de enfrentar desafios

 

O medo é algo natural e serve como um alerta para situações de perigo. Por outro lado, ele também pode ser paralisante e impedir você de fazer algo que queira muito, como o intercâmbio.

 

É bastante comum, por exemplo, o intercambista ter medo de enfrentar a distância da família, a comunicação em outra língua e o convívio com novas pessoas. Entretanto, o treinamento pode ajudá-lo a superar a separação e a transformar o que não é conhecido em algo família para que possa a viver com qualidade em outro país.

 

5° sinal: desorganização na preparação para o intercâmbio

 

Por fim, a desorganização é outro sinal de que você precisa participar de um treinamento antes do intercâmbio e ele fica bem evidente quando a viagem está cada vez mais perto de acontecer.

 

Claro que escolher uma boa agência faz diferença, mas existem situações que dependem apenas de você para serem resolvidas. Pesquisar sobre os costumes do novo país, saber como falar certas expressões e como se comportar são atitudes indispensáveis.

 

 

Se ainda falta organização ou se percebe que está agindo de acordo com os sinais acima, fique calmo e não se desespere!

 

A preparação para o intercâmbio é a solução perfeita para você!

 

Quer conhecer mais sobre como ela funciona? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e participe do nosso treinamento intercultural!

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

cta sidebar-min.jpg

Copyright 2018

All Rights Reserved

Andrea Sebben

Política de Privacidade

Proudly created by

Agência Sétimo Dígito